A área de Recursos Humanos em uma empresa, tem semelhança na razão de existir com todas as outras áreas.
Dentro de um sistema capitalista, onde o objetivo da empresa é gerar lucro para o acionista através do atendimento das necessidades da sociedade, todas as áreas de uma empresa têm o objetivo de melhorar o resultado da empresa, através de algum tipo de recurso.

Então, respondendo a pergunta: o RH é responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso “pessoas”. Ou seja, fazer com que os acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, através do conhecimento, do trabalho e da atitude das pessoas de uma empresa.

Por isso, em cada empresa o RH é responsável por uma série de atividades e processos, que, se for resumir em uma frase, todos eles procuram fazer com que as pessoas alcancem as metas e objetivos propostos através de um tipo de comportamento, atitudes ou cultura.

Sendo assim, na maioria das empresas, o RH cuida dos processos que selecionam as pessoas, treinam as pessoas, desenvolvem as pessoas e remuneram as pessoas.
O RH também é responsável, junto com a direção da empresa, por definir em uma empresa sua cultura, sua identidade, seus valores que irão permear todas as ações de todas as pessoas em todos os processos.

Além desses, o RH auxilia em todas as atividades da empresa que impactam no comportamento e atitude das pessoas: estrutura organizacional, promoção, desligamento, expatriações, impatriações, pagamento de salários, comunicação interna, feedback, liderança, reestruturações, gestão de processos e metas, gestão de projetos, etc.

Para exercer toda essa gama de atividades, o RH se divide em áreas ou departamentos para que os profissionais possam se especializar em um dos tipos de conhecimento e oferecer para as pessoas e a empresa o que há de melhor.

Nos próximos posts, explicarei como funciona cada área ou departamento de RH, de acordo com as empresas em que trabalhei e o que conheço de outras empresas que estudei.

——————————–

Especial – Área de Recursos Humanos

veja os outros artigos sobre as áreas do RH. Afinal, o que o RH faz?

——————————–

Sobre comentários e perguntas:
Procuro responder 100% das perguntas e comentários para tornar o conteúdo dessa página vivo e útil para vocês.
Sempre retorne 1 ou 2 dias depois do seu comentário para ler a resposta. Estou me esforçando para dar uma resposta relevante e rápida.
Obrigado desde já a todos que contribuem com comentários e perguntas, são vocês que tornam essa página útil para todos que a visitam (cerca de 350 pessoas por dia).