Print

O que o RH Faz?

9 jul ’10

 


A área de Recursos Humanos em uma empresa, tem semelhança na razão de existir com todas as outras áreas.
Dentro de um sistema capitalista, onde o objetivo da empresa é gerar lucro para o acionista através do atendimento das necessidades da sociedade, todas as áreas de uma empresa têm o objetivo de melhorar o resultado da empresa, através de algum tipo de recurso.

Então, respondendo a pergunta: o RH é responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso “pessoas”. Ou seja, fazer com que os acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, através do conhecimento, do trabalho e da atitude das pessoas de uma empresa.

Por isso, em cada empresa o RH é responsável por uma série de atividades e processos, que, se for resumir em uma frase, todos eles procuram fazer com que as pessoas alcancem as metas e objetivos propostos através de um tipo de comportamento, atitudes ou cultura.

Sendo assim, na maioria das empresas, o RH cuida dos processos que selecionam as pessoas, treinam as pessoas, desenvolvem as pessoas e remuneram as pessoas.
O RH também é responsável, junto com a direção da empresa, por definir em uma empresa sua cultura, sua identidade, seus valores que irão permear todas as ações de todas as pessoas em todos os processos.

Além desses, o RH auxilia em todas as atividades da empresa que impactam no comportamento e atitude das pessoas: estrutura organizacional, promoção, desligamento, expatriações, impatriações, pagamento de salários, comunicação interna, feedback, liderança, reestruturações, gestão de processos e metas, gestão de projetos, etc.

Para exercer toda essa gama de atividades, o RH se divide em áreas ou departamentos para que os profissionais possam se especializar em um dos tipos de conhecimento e oferecer para as pessoas e a empresa o que há de melhor.

Nos próximos posts, explicarei como funciona cada área ou departamento de RH, de acordo com as empresas em que trabalhei e o que conheço de outras empresas que estudei.

——————————–

Especial – Área de Recursos Humanos

veja os outros artigos sobre as áreas do RH. Afinal, o que o RH faz?

——————————–

Sobre comentários e perguntas:
Procuro responder 100% das perguntas e comentários para tornar o conteúdo dessa página vivo e útil para vocês.
Sempre retorne 1 ou 2 dias depois do seu comentário para ler a resposta. Estou me esforçando para dar uma resposta relevante e rápida.
Obrigado desde já a todos que contribuem com comentários e perguntas, são vocês que tornam essa página útil para todos que a visitam (cerca de 350 pessoas por dia).

Tags:, ,

  • Kathleen Carvalho

    Olá, queria uma dica de como montar palestras sobre uma empresa de recreação infantil, pode me ajudar? é para um projeto final de um curso

  • Julianna

    Boa Noite Alessandro, sou formada em fisioterapia e estou interessada num curso direcionado em RH queria uma sugestão, um técnico ou uma pós?

  • Karol

    Olá Alessandro, estou pensando muito em fazer a faculdade de RH, mas estou um pouco na duvida também entre fazer segurança do trabalho mas estou receosa quanto ao de segurança do trabalho tenho medo de contas. será que o RH trabalha com muitos calculos? não sou muito boa em exatas. aguardo sua resposta, abraços

    • http://www.alessandrogruber.com.br/ Alessandro Gruber

      Oi Karol, bom, sem te conhecer, posso dizer que são duas opções muito legais de carreira. Ambas vão precisar de alguns conhecimentos de matemática e estatística (para você fazer pesquisas sobre clima organizacional ou acidentes de trabalho), mas, nada de outro mundo. Quando a matemática é aplicada as situações práticas, fica mais simples e fácil (e, fora da escola, a gente usa o Excel e a calculadora que resolvem tudo pra gente).

  • Cristieli

    GOSTARIA DE SABER SE DEPOIS DE FORMADO , QUAIS OS CURSOS DEPÓS GRADUAÇÃO PODEM SER FEITO ? VOLTADO PARA O RH E DEPARTAMENTO PESSOAL

    • http://www.alessandrogruber.com.br/ Alessandro Gruber

      Oi. Então, existe uma série de faculdades que possuem cursos de pós-graduação de administração de recursos humanos. Você também pode optar por um MBA em gestão de pessoas. Eu sempre sugiro trabalhar um tempo, depois da faculdade, antes de começar uma pós, vai ajudar muito na escolha do curso.

  • Hugo Pessotti Aborghetti

    O que significava cada uma das nomenclaturas já usadas para identificar o departamento de RH (Departamento de pessoal, Departamento de recursos humanos, Gestão de recursos humanos e Gestão com pessoas/Gestão de talentos/Administração com pessoas) ??

    • http://www.alessandrogruber.com.br/ Alessandro Gruber

      Oi Hugo. De quais nomeclaturas você se refere? No mercado hoje, na prática, vejo por aí 3 nomes: Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Gente (ou diretoria de gente).

  • Leila

    Boa noite Alessandro, preciso de uma dica!

    Estou fazendo tecnólogo em recursos humanos e estou fazendo estágio, no inicio me contrataram para auxiliar nos processos de Recrutamento e seleção e algumas coisas relacionadas ao depto. pessoal. Agora me colocaram no setor jurídico da empresa, mesmo eu tendo contato indireto com as pessoas responsáveis pelo RH, acho que não absorvo o que estou aprendendo em sala, na empresa. Visto que o curso não me direciona em momento algum para o setor jurídico. O que você me sugere? Já penso em fazer psicologia para trabalhar em empresas. Mas gostaria de estar mais dentro do assunto. Você acha que para inicio de carreira, eu poderia continuar neste cargo???

    Aguardo a sua resposta.

  • Francisco dos Santos

    Ola eu
    gostaria de saber as vantagem e
    desvantagem de no uso dos métodos dos RH nas medias empresa.

    • http://www.alessandrogruber.com.br/ Alessandro Gruber

      Isso está parecendo pergunta de trabalho de faculdade, não é? Eu não entendi muito bem, então, essa não vou responder (vai que eu erro e faço você errar também… hahaha).

  • Willen Will M C

    Ola bom dia. Estou cursando Ciencias Contabéis, e estou me candidatando a uma vaga no setor de RH de uma empresa, estou no IV Período. Na sua opiniao, vc acha que é uma boa pra mim me candidatar a esta vaga?

    • http://www.alessandrogruber.com.br/ Alessandro Gruber

      Que bom que você está curtindo gestão de RH. Acho que pode ser uma boa. Seu conhecimento de finanças pode lhe dar um diferencial, pois tem muitas atividades de RH que precisam desse conhecimento e, geralmente, as pessoas em RH tem uma formação na área de humanas. Você poderia tentar começar na área de remuneração e depois ir migrando para as outras.

  • Carolina

    Queria Saber se eu fazendo a facul de RH que dura 2 anos, posso trabalhar em empresa? Mas vou fazer piscologia após o de RH. É um pensamento coerente ?

    • http://www.alessandrogruber.com.br/ Alessandro Gruber

      Pode ser uma caminho. Eu posso dizer que ainda as empresas ainda valorizam as faculdades tradicionais (as de 4 ou 5 anos), mas, também é uma forma de você aprender um profissão e entrar no mercado mais rápido. Com essas duas formações concluídas, você terá ótimos conhecimentos.