selecao

RH – Área de Seleção de Pessoas

9 jul ’10

 


A área de Seleção é uma das áreas mais estratégicas da empresa, e de recursos humanos.
É responsável por definir uma metodologia eficiente para  escolher a pessoa certa para a empresa. O impacto dessa atividade no negócio da empresa é altíssimo, já que uma decisão errada ou acertada pode mudar os rumos e a vida das pessoas.

Na empresa em que trabalho, essa função é classificada como estratégica, tendo um peso maior do que as funções ligadas ao treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Apesar de ter todo esse peso estratégico, a área de seleção é, também, uma das áreas mais operacionais dentro de RH. Existem atividades como ligar para candidatos, agendar sala, preparar material para dinâmicas de grupo, responder e enviar e-mails, fazer anúncio da vaga, filtrar currículos, etc.

Em contrapartida, é impagável a constatação de colocar a pessoa certa e ver o quanto isso gera de benefício para a empresa e para um grande número de pessoas.

Dentro das atividades estratégicas, a área de seleção deve conhecer como ninguém, o negócio da empresa, deve ter no sangue a cultura e os valores da empresa, deve conhecer as pessoas e a dinâmica das equipes, o estilo de liderança de cada gestor.  Além disso, deve dominar as metodologias de seleção de pessoas ( a que a empresa usa e todas as outras), deve ter bons conhecimentos de psicologia e sociologia (adquiridos através de estudo formal ou não).
Parece pedir muito?
O profissional de seleção deve ter todo esse preparo. O pior é que, depois de todo esse preparo, chamam isso de feeling. O pior é que, às vezes, o próprio RH considera isso um feeling. Na verdade, é muito preparo.

A carreira nessa área está em alta. Percebe-se que as empresas estão alocando os recursos anteriormente usados aos montes para a área de treinamento e desenvolvimento para a área de seleção.
Por que esse movimento?
Porque nota-se que o “conserto” de uma contratação errada custa muito caro, e, na maioria das vezes, não há conserto. A experiência tem mostrado que trazer uma pessoa com o “hardware” certo, você pode instalar qualquer “software” que o negócio vai funcionar perfeitamente. Agora, se a pessoa não possui os mesmos princípios da empresa, não cultiva valores semelhantes ou possui falhas de caráter, não há dinheiro que consiga transformar essa pessoa. E o estrago que essa pessoa pode causar na empresa, é incalculável.

Por isso, quem pensa em seguir essa área, estude bastante. Entenda sobre o ser humano e sobre o negócio da empresa.

Enxergo uma grande oportunidade em mudança nas metodologias de seleção existentes, hoje ainda existe muito a falácia da seleção por competências, mas na verdade, nem isso ainda é usado corretamente. Use fatos e dados, justifique sua decisão sobre o candidato indicado com fundamentação e seja o principal parceiro do gestor na hora de definir sua equipe.

O conhecimento do ser humano e do negócio, aliado as facilidades de comunicação que temos hoje, fica muito mais fácil achar a pessoa certa. Teste redes sociais, teste novos tipos de interação com os candidatos, fuja das entrevistas formais e enfadonhas, ou de dinâmicas de grupo sem objetivo. Estude o perfil que você procura, descubra que lugares essas pessoas frequentam, quais redes sociais elas estão inseridas, o que sua empresa pode oferecer que as agrada, hoje, temos acesso a todas essas informações. Basta, apenas, usá-las com inteligência.

——————————–

Especial – Área de Recursos Humanos

veja os outros artigos sobre as áreas do RH. Afinal, o que o RH faz?

——————————–

Tags:,

  • Marcio Ramos

    Olá Alessandro, tudo bem?
    Meu nome é Marcio e sou professor!
    Gostaria de usar teus artigos em sala de aula pela clareza e objetividade.
    Abraço!

    • http://www.alessandrogruber.com.br/ Alessandro Gruber

      Oi Márcio, pode usar a vontade. Fico honrado por considerar os artigos claros e objetivos.
      Depois, me conte como foi? Se eles foram úteis nas aulas?

      Obrigado!

  • JACY BARROS

    BOA TARDE!
    SOU JACY BARROS, TENHO 18 ANOS E SEMESTRE QUE VEM INGRESSO NO CURSO DE RH. GOSTEI MUITO DO TEXTO QUE VOCÊ PUBLICOU, ME FEZ AINDA MAIS, QUERER FAZER ESTE CURSO, POIS ADMIRO O MODO COMO AS PESSOAS LIDAM COM OS AFAZERES DENTRO DA EMPRESA, ASSIM AJUDANDO A MELHORAR CADA VEZ MAIS SUA PRODUÇÃO…
    ESTAIS DE PARABÉNS!

    • http://www.alessandrogruber.com.br/ Alessandro Gruber

      Que legal ler seu comentário! Boa sorte no novo curso!!!

  • Christiane Santos

    Boa tarde,

    Sou Christiane do Rio de Janeiro,terminei minha graduação em Gestão de Recursos Humanos,pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Estou sempre lendo e buscando conhecer cada vez maisda área, pois mesmo estando recén formada, sempre é bom estar atualizada, não tenho experiência, mas gostaria muito de trabalhar na área de recrutamento e seleção que eu me identifico bastante, mas infelizmente não estou conseguindo, pois sempre pedem experiência e eu não tenho. Gostaria muito de uma ajuda ou indicação!

    • http://www.alessandrogruber.com.br/ Alessandro Gruber

      Christiane, o início é muito difícil mesmo. Sabe que eu tinha o sonho de trabalhar em RH e fiquei 7 meses sem emprego até conseguir! Foi uma luta! A pessoa que me contratou depois me confidenciou que eu falei um monte de besteiras na entrevista e não tinha nenhuma experiência, mas viu em meus olhos uma vontade e uma paixão sinceros e era isso que ela estava buscando naquele momento.

  • NATALIA C. MARINHO

    sou estudante de serviço social, e estou querendo me especializar nessa area adorei esse site vejo que nele vou poder tirar varias dúvidas há respeito dessa área você pode me indicar alguns livros especializados na área de recursos humanos.

    • http://www.alessandrogruber.com.br Alessandro Gruber

      Natalia, que legal!!!
      Bom, começaria indicando autores básicos como Idalberto Chiavenato. Depois pode ler David Ulrich. Também é legal ler livros sobre inovação em gestão de pessoas/negócio, como os livros do Gary Hamel e Jim Collins. Esse link aqui tem boas dicas também: http://oficinaderh.blogspot.com.br/2009/08/dicas-de-livros-de-recursos-humanos.html